Thursday, January 1, 2015

Carros Híbridos e o Pró Álcool no Brasil: uma grande oportunidade!

Carros Híbridos e o Pró Álcool:

Uma grande oportunidade para ajudar a despoluir nossas cidades e criar um marcado confiável para o Pró Álcool.


A indústria automobilística está cada vez mais preocupada com o futuro do seu negócio, pois petróleo é finito. Assim, empresas como a Toyota, GM e outras tem desenvolvido novas tecnologias que vão desde carros elétricos (EV) até carros com células combustíveis (FCV). O problema central nas novas tecnologias é a origem com “combustível” que fornecerá a energia para o veículo. No Brasil carros elétricos seriam considerados praticamente “limpos” pois em situações normais, 80% da eletricidade no país vem de hidroelétricas consideradas totalmente renováveis e limpas. O problema seria quando as termoelétricas são ligadas e que esta energia elétrica deveria ser usada para a indústria, comércio e serviços. Os carros com células de combustíveis, usam hidrogênio como combustível e a hidrólise da água requer grandes quantidades de energia e uma rede de postos de abastecimentos. Além disso, a errônea percepção dos proprietários, de carros movidos a hidrogênio são mais perigosos que a gasolina/álcool.

A indústria do álcool no Brasil está sempre reclamando do preço de venda do combustível pela sua irremediável conectividade ao preço da gasolina e a política energética do Governo. Todos sabemos que o preço do álcool não pode ser mais que 70% do preço da gasolina para valer a pena, que hoje ficaria em volta de R$ 2,10/L. Como nos postos o preço por litro do álcool anda por volta de R$2,40/L, a venda anda praticamente parada, prejudicando principalmente a indústria e postos que são obrigados a manter estoque que tem baixa venda.

Os carros híbridos usam um pequeno motor de combustão interna para gerar energia elétrica e baterias para armazenar a energia gerada pelas freadas e pelo motor de combustão. Estes carros tem uma eficiência energética muito alta podendo no caso de carros compactos (como o Prius da Toyota na foto) chegar a fazer até 23,55 Km/L de combustível. No Brasil, o Fit Flex da Honda é capaz de fazer até 14,14 Km/L com gasolina (CVT). A diferença é de 66,5% a mais por quilometro rodado!  Esta grande diferença em eficiência é de fundamental importância para uma mudança na política nacional de energia voltada a sustentabilidade e ao transporte. 

Carros movidos a álcool no Brasil podem ser considerados praticamente limpos (para serem totalmente, a indústria do álcool precisa acabar com as queimadas) e sustentáveis. Caso o governo desse incentivo para que carros FLEX híbridos fossem produzidos no Brasil e devido ao perfil do consumidor destes carros serem ecologicamente preocupados. Poderíamos assim viabilizar um aumento do preço por litro do álcool que ajudaria a viabilizar a indústria do álcool no Brasil sem necessidade de incentivos e mesmo assim ter carros muito mais econômicos que os FLEX rodando com gasolina ou álcool. Um carro híbrido compacto rodando com álcool faria uma média de 16,5 Km/L sendo por tanto possível ter um preço por litro de até R$2,80/L de álcool (16,5% a mais) e ainda ter um carro tão eficiente como um carro a gasolina. A diminuição da poluição nas grandes cidades, a melhoria da qualidade de vida e diminuição dos custos na saúde pública e privada seriam ainda ganhos suplementares.


Além desta grande vantagem, estaríamos mais uma vez liderando uma mudança numa indústria importante para o GNP e exportações. Que os experts da área peguem esta ideia e a façam acontecer!

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